terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Animação 2 - Flash cs5

1. Faça o Download & Descompacte o arquivo tut_files.rar.

2. Escolha Arquivo> Abrir a partir do menu principal; a janela Abrir será exibida.

3. Escolha o arquivo start.fla da janela Abrir e escolha o botão Abrir, o arquivo a ser utilizado neste tutorial é aberto.

Por padrão, um motociclista é colocado na área do palco, como mostrado abaixo.
4. Em seguida, escolha Arquivo> Importar> Importar para o palco, a partir do menu principal; a janela Importar é exibida. Navegue até a pasta que você baixou e selecione o arquivo background.psd. Escolha Abrir a importação, a importação "background.psd" a janela de estágio (palco) é exibida, como mostrado na figura abaixo.

*. psd é a extensão do arquivo para um arquivo photoshop. No Flash CS5, você pode importar um arquivo photoshop diretamente ao palco.


5. Selecione o "left_tree" do canto superior esquerdo desta janela; seus parâmetros correspondentes são exibidas à direita.


6. Em seguida, selecione a opção Sem perdas na lista Compressão.


Dica! A opção Sem perdas mantém a qualidade durante a publicação da animação final.

7. Da mesma forma, defina os mesmos parâmetros para "front_tree" e do ícone "background". Agora, escolha o botão OK; as imagens são importadas para a área do palco, como mostrado na figura abaixo.

Sobre a importação das imagens no palco, o Movie Clip existente motociclista está escondido atrás.


8. Escolha Janela> Linha do tempo a partir do menu principal, o painel TIMELINE é exibido.


A camada 1 (motociclista) está no fundo de todas as camadas no painel Timeline.


9. Selecione a camada do (motoqueiro) e arraste-o para acima da camada chamada de fundo (background), o motociclista vai visível na área de estágio (palco), como mostrado na figura abaixo.


Adicionando Tween Motion para o motociclista



1. Selecione o motoqueiro na área de estágio (palco) e mova-o para a esquerda, para fora da área do palco, como mostrado na figura abaixo.


O motoqueiro é movido à esquerda, para fora da área do palco, de modo que ao publicar a animação final o ciclista aparecerá no palco depois de um intervalo de 2-3 segundos.


2. Selecione o quadro-chave na na camada motoqueiro no painel da Timeline. Certifique-se o quadro-chave é selecionado e clique com o botão direito sobre ela, um menu desdobrável é exibido. Escolha "Criar interpolação de Movimento", a interpolação de movimento é adicionado à Linha de tempo (timeline) na camada de motoqueiro, como mostra a figura abaixo.


Você pode identificar que uma determinada camada tem um movimento entre adicionado nele pelo símbolo em forma de caixa na frente do nome da camada e a cor de fundo azul dessa camada na linha do tempo (timeline).


Toda vez que você adicionar interpolação de movimento a uma camada, o número de quadros adicionados na linha do tempo (timeline) irá reproduzir a animação de 1 segundo. Por exemplo, se a taxa de quadros (frames) é definido para 24fps (frames por segundo), o número de quadros adicionados será de 24 em números. Você pode ver a taxa de quadros padrão ou alterá-lo do fundo da linha do tempo, como mostrado na figura abaixo.


3. Escolha a ferramenta de seleção a partir do painel Ferramentas e selecione o quadro mais à direita da camada motoqueiro. Obs.: Ou seja, vá com o mouse entre o frame 24 e 25, aparecerá uma seta que aponta para 2 lados, pressione e segure o botão esquerdo do mouse sobre ela e arraste-o para frame 160.


4. Em seguida, selecione o Movie Clip "biker" (motoqueiros) da área de estágio (palco). Pressione e segure a tecla SHIFT e arraste o Movie Clip para a direita, para fora da área do palco. Obs.: Ou seja, agora arraste o motoqueiro para o outro lado do palco (lado direito) como mostrado na figura abaixo.

A linha de cor verde criado representa o caminho de interpolação de movimento para o (motoqueiros). A cor do caminho da interpolação de movimento é semelhante à cor de contorno da camada no painel Timeline.


5. Pressione e segure a tecla CTRL e selecione os quadros em branco para o left_tree, front_tree, a background (camada de fundo) e no frame 160, como mostra a figura abaixo. Em seguida, pressione a tecla F5 do teclado para adicionar quadros em branco na linha do tempo (timeline) para as camadas selecionadas.

O indicador de reprodução no painel TIMELINE no frame 160 mostra apenas o (motoqueiros) na área do palco. É assim, como as outras camadas, exceto a camada "biker" (motociclista) não tinha frames até o número 160. Aperte F5 e acrescente keyframes em branco com o mesmo conteúdo da primeira camada.


6. Pressione ENTER para visualizar a "(interpolação de movimento)" na área do palco. Se a animação funciona pressione CTRL + ENTER para publicar a animação; uma nova janela será exibindo o movimento, como mostrado na figura abaixo.


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